Livro verde sobre a pesca do polvo é apresentado pelo CCMAR | - CCMAR -
 

Livro verde sobre a pesca do polvo é apresentado pelo CCMAR

 

O “Livro Verde sobre a Pesca do Polvo no Algarve” é apresentado esta sexta-feira, 1 de Junho de 2018, pelo CCMAR, e resulta de dois anos e meio de trabalho que juntou à mesma mesa diversos intervenientes da pesca do polvo na região. O livro é um documento que compila várias perspetivas relativamente a diversos aspetos, incluindo a gestão desta pescaria.

 

Entre 2014 e 2016, o Centro de Ciências do Mar (CCMAR), na Universidade do Algarve, promoveu reuniões mensais intituladas “Tertúlias do Polvo”, que juntaram à mesma mesa os diversos intervenientes da pesca do polvo no Algarve, pescadores e respetivas associações, instituições governamentais, investigadores, entre outras. O objetivo destas reuniões mensais foi discutir, de forma participada e conjunta, diversos assuntos relacionados com a pesca do polvo no Algarve.

 

Como resultado destes encontros, surgiu o “O Livro Verde sobre a Pesca do Polvo no Algarve”, um documento que compila as perspetivas de todos os intervenientes relativamente aos diversos aspetos discutidos, nomeadamente em relação à gestão desta pescaria.

 

O Livro é lançado oficialmente esta sexta-feira, dia 1 de Junho, com a participação de todos os interessados, que fizeram parte deste projeto e que, por isso, fazem também parte deste livro. A sessão é aberta a toda a comunidade e à comunicação social, está marcada para as 17h30 na Sala de Seminários da Reitoria – Edf. da Biblioteca Central do Campus de Gambelas da UAlg.

 

As tertúlias foram organizadas no âmbito dos projetos “Tertúlia do Polvo” (CCMAR) e “Tertúlia do Polvo: a gestão na 1ª pessoa” (CCMAR / DRAP Algarve, programa PROMAR).

 

 

Sobre o Centro de Ciências do Mar (CCMAR):

O Centro de Ciências do Mar (CCMAR) é uma organização privada sem fins lucrativos de investigação científica na Universidade do Algarve. O CCMAR recebeu classificação Excelente e é um dos mais importantes centros em Portugal, desenvolvendo investigação nas áreas da oceanografia, biologia marinha, pescas, aquacultura, ecologia e biotecnologia. O CCMAR possui cerca de 250 membros, 110 dos quais doutorados, e 30 alunos de doutoramento e é parceiro de vários projetos e infraestruturas de investigação europeus como o EMBRC, Aquaexcel e EMSO.

 

Faro, 31 de Maio de 2018

 

 

Para mais informações contactar:
Departamento de Comunicação

Andreia Pinto
Email: aspinto@ualg.pt  
Tlf: +351 289 800 050 | Tlm: 913794995