Corvina americana é dada a conhecer em prova de degustação | - CCMAR -
 

Corvina americana é dada a conhecer em prova de degustação

 

A corvina americana, ou corvinata, não é natural de águas nacionais, mas mesmo tratando-se de uma espécie invasora já está instalada nos estuários dos nossos rios. Por isso, os investigadores do CCMAR vão dar a conhecer numa prova de degustação, de que forma se pode consumir este peixe e assim tentar aliviar a pressão que esta espécie faz nos nossos recursos pesqueiros.

A iniciativa está marcada para esta terça-feira, dia 19 de Setembro, pelas 13:00 horas, altura em que na cantina da ASMAL (Associação de Solidariedade Social do Algarve), em Loulé, a corvina americana vai fazer parte do menú de almoço.

O objetivo dos investigadores do CCMAR que estão à frente da iniciativa é dar a conhecer melhor o potencial de uma espécie invasora, promovendo o consumo da mesma.

A corvinata, ou corvina americana, é uma espécie proveniente da costa americana, mas que já se instalou nos estuários portugueses. Para além de ser uma espécie invasora não tem também predadores naturais no mar português, o que faz com que consiga sobreviver sem grandes dificuldades e afete, inevitavelmente, as restantes espécies nativas.

A sustentabilidade das espécies nativas e tradicionalmente exploradas, como a sardinha, carapau, entre outras, passa também pela alteração de consumo, utilizando outros recursos atualmente disponíveis na nossa costa e ainda não explorados.

Desta forma, no futuro, a pesca poderá reduzir a densidade das espécies invasoras, como a corvina americana, e aliviar a pressão sobre os nossos recursos pesqueiros tradicionais.

A prova de degustação tem em vista sensibilizar e alertar para todas estas questões e a possibilidade de alteração de hábitos de consumo, começando desde já pelos  alunos e monitores da ASMAL, em Loulé.