CCMAR promove saída de campo com alunos da Escola Joaquim Magalhães | CCMAR
  • Scientists save corals following storms and they ask for your help
    Researchers from CCMAR at the University of Algarve are collecting a type of coral commonly referred to as gorgonians that were stranding on shore following recent storms in order to transplant them back to their natural habitat.
  • ATT: Marine Biogeochemistry Training School
    Faro, Portugal, from the 5th to the 8th of June, 2018. Registration and Fellowship details.
  • CCMAR Seminars
    Every week we organize seminars. It's an opportunity to get to know our research and also promote network with other institutions and companies. Free entrance. See our agenda!
  • SIBIC2018
    VII Congress of the Iberian Society for Ichthyology, Faro, Portugal, from the 12th to the 16th of June, 2018. REGISTER NOW
  • 24th IUPAC International Conference on Physical Organic Chemistry (ICPOC 24)
    Will take place in Portugal, Faro, from 1 to 6 July 2018.
 

CCMAR promove saída de campo com alunos da Escola Joaquim Magalhães

 

Ver a Ria Formosa e os organismos que nela habitam de uma outra forma, é o que motiva alunos, investigadores e docentes a realizarem uma aula diferente. O cenário é fora da sala de aula, onde os alunos vão observar e recolha de organismos, para depois perceberem a sua importância como indicadores da qualidade ecológica da água. Em dois dias, meia centena de alunos do 8º ano, viveram a experiência das saídas de campo dos cientistas do CCMAR. 

A ida à Ria Formosa foi acompanhada por dois investigadores do grupo ECOREACH do CCMAR, que ajudaram os alunos a analisar parâmetros físico-químicos da água e a observar dinâmicas entre os seres vivos e o meio, identificando alguns dos serviços prestados pelos seres vivos ao ecossistema.

No final do dia, os alunos ficaram muito mais sensibilizados para as questões da conservação e uso sustentável dos ecossistemas, um dos objetivos das atividades de Outreach que o CCMAR promove regularmente junto das escolas.