CCMAR é o único parceiro português em dois projetos europeus de Aquacultura | CCMAR
1ª Conferência de Biologia Marinha dos Países de Língua Portuguesa: Uma ponte entre mares
Um encontro para investigadores e interessados em Biologia Marinha, totalmente em língua portuguesa.
21st International Symposium on Microencapsulation
REGISTER NOW for the 21st International Symposium on Microencapsulation (27 - 29 September 2017), Gambelas Campus (Faro).
Male tilapia use signals in their pee to settle disputes and stimulate the sexual state of their contenders
Scientists from the Centre of Marine Sciences in Faro, Portugal, have discovered that that they use these pissing contests to reduce the use of violence in fights and also and stimulate the sexual state of their contenders.
 

CCMAR é o único parceiro português em dois projetos europeus de Aquacultura

 

O CCMAR é o único parceiro português a participar em dois projetos de grande importância na área da Aquacultura no Mediterrâneo. Os investigadores do Centro estarão ligados, nos próximos anos, a peritos de vários países e tentarão com estes dois projetos melhorar um setor que não está a dar resposta ao mercado de consumo.

A Europa consome atualmente o dobro de peixe que produz, sendo que as importações preenchem esta lacuna. Apesar deste facto, a Aquacultura contribui com apenas 20% da produção, empregando diretamente cerca de 85 mil pessoas, maioritariamente em zonas costeiras e rurais.

Em contraste com o desenvolvimento observado noutros países mediterrânicos não europeus, a produção em Aquacultura está a estagnar na Europa. Este é um dos motivos que levou a Comissão Europeia a propôr como objetivo o aumento da produção do setor.

O projeto PerformFISH foca-se no desenvolvimento da produção em aquacultura, orientada para o consumidor, integrando abordagens inovadoras, que ajudem a assegurar a competitividade e sustentabilidade do setor de produção de dourada e robalo.

O projeto MedAID (Mediterranean Aquaculture Integrated Development), é considerado projeto irmão do PerformFISH, arrancou em Maio e tem como objetivo melhorar a produção aquícola no Mediterrâneo.

 

PerformFISH

O projeto PerformFISH, coordenado pela University of Thessaly (UTH), na Grécia, tem um financiamento de sete milhões de euros (Comissão Europeia - H2020). Neste projeto, o CCMAR é um dos 28 parceiros que fazem parte da equipa, oriunda de dez países diferentes.

O kick off do PerformFISH foi dado em Maio, na Grécia, numa reunião onde participaram 72 investigadores e empresários do setor. A participação da indústria é de resto um dos focos deste projeto, que junta também associações de produtores da Grécia, Espanha, Itália, França e Croácia.

Cinco anos é a duração do projeto que trabalhará para assegurar um crescimento sustentável da indústria aquícola, baseando-se na perceção do consumidor e demanda do mercado.

O projeto pretende ajudar empresários a operar não só em condições económicas e ambientais ideais, mas também de um modo social e culturalmente responsável.

 

MedAID

O projeto MedAID, sigla para Mediterranean Aquaculture Integrated Development, arrancou também em Maio e vai desempenhar um papel muito importante na identificação de fatores de sucesso para aumentar o crescimento da produção aquícola.

Ao trabalhar lado a lado com a indústria e as partes interessadas no setor, o MedAID vai propôr novas práticas, ferramentas inovadoras e soluções práticas para os desafios que é necessário ultrapassar, com vista ao aumento do setor e da produtividade.

O projeto recebeu um financiamento de sete milhões de euros da Comissão Europeia, através do fundo H2020. O MedAID é coordenado pelo Mediterranean Agronomic Institute of Zaragoza (IAMZ-CIHEAM) em conjunto com o Institute of Agrifood Research and Technology of Catalonia (IRTA). O CCMAR é um dos parceiros, de entre os 30 que participam no projeto, de 12 países diferentes.

 

Faro, 23 de junho de 2017

 

 

Sobre o Centro de Ciências do Mar (CCMAR):

O Centro de Ciências do Mar (CCMAR) é uma organização privada sem fins lucrativos de investigação científica na Universidade do Algarve. O CCMAR recebeu classificação Excelente e é um dos mais importantes centros em Portugal, desenvolvendo investigação nas áreas da oceanografia, biologia marinha, pescas, aquacultura, ecologia e biotecnologia. O CCMAR possui cerca de 250 membros, 110 dos quais doutorados, e 30 alunos de doutoramento e é parceiro de vários projetos e infraestruturas de investigação europeus como o EMBRC, Aquaexel e EMSO.

 

Outras informações:

 

MedAID: www.medaid-h2020.eu

PerformFISH: www.performfish.eu

 

 

Para mais informações contactar:

Departamento de Comunicação

Andreia Pinto

Email: aspinto@ualg.pt | Tlf: +351 289 800 050 | Tlm: 913794995