Event | CCMAR
  • ATT: Cetacean Data Exploration with GIS for Data Analysis (NEW DATE)
    INSCRIÇÕES ABERTAS
  • CCMAR é o único parceiro português em dois projetos europeus de Aquacultura
    O Centro de Ciências do Mar (CCMAR) é parceiro em dois grandes projetos, financiados pela União Europeia, através de fundos H2020, o PerformFISH e o MedAID. Ambos os projetos serão desenvolvidos por equipas do CCMAR, durante os próximos anos.
  • SIBIC2018
    VII Congress of the Iberian Society for Ichthyology, Faro, Portugal, from the 12th to the 16th of June, 2018. REGISTER NOW
  • 24st IUPAC International Conference on Physical Organic Chemistry (ICPOC 24)
    Will take place in Portugal, Faro, from 1 to 6 July 2018.

O CCMAR convida todos os representantes de empresas regionais a juntarem-se a nós na apresentação pública de serviços que o Centro vai disponibilizar para diversos setores.

O evento decorre no dia 16 de novembro de 2017, a partir das 9h00, no Anfiteatro Vermelho (Campus de Gambelas - UAlg). A entrada é gratuita, mas requer inscrição prévia.

The Annual Meeting of the Evolutionary Biology Portuguese Association was organized for the first time in Faro.

Check the webpage: http://rcastilho.pt/ENBE2017

The fifth conference “Interdisciplinary Approaches in Fish Skeletal Biology”  takes place in Tavira, Portugal, April 16-19, 2018.

 

A finalidade geral do Curso de Formação proposto é assegurar a capacitação dos formandos em matéria dos serviços que os ecossistemas fornecem à humanidade e simultaneamente a sua integração em contexto sala de aula.

The Centre for Marine Sciences (CCMAR) and the University of Algarve have the pleasure to invite you to SIBIC2018, the VII Congress of the Iberian Society for Ichthyology, which will take place in Faro, Portugal, from the 12th to the 16th of June, 2018.

24st IUPAC International Conference on Physical Organic Chemistry (ICPOC 24) will take place in Portugal, Faro, from 1 to 6 July 2018.

Deadline for submission of abstracts: January 15, 2018

Esta sexta-feira, o CCMAR participa em mais uma edição europeia da Noite dos Investigadores, com a promoção de atividades nos Centros de Ciência Viva de Tavira e Faro. Paralelamente, uma investigadora nossa vai estar também em Londres, no Museu de História Natural, a mostrar um pouco do projeto Marine Forests. 

Esta quinta e sexta-feira, o CCMAR marca presença na Oceans Meeting, em Lisboa. Um evento que pretende juntar os mais importantes players do setor do mar e da saúde, ao mesmo tempo em que tem lugar uma reunião ministerial para debater algumas questões do setor.

Visite-nos ou acompanhe tudo no nosso facebook.

O projeto SOWAMO (Sowing Water in Monchique Mountain) é um projeto de demonstração de carácter inovador que alia a gestão da recarga induzida de aquíferos ao combate aos efeitos das alterações climáticas que terão um efeito profundo nas zonas mediterrâneas.

Dedicada ao tema da “Investigação de Fronteira nas Fronteiras do Planeta”, esta conferencia pretendeu mostrar a excelência da ciência polar portuguesa no panorama nacional e internacional, discutir os caminhos de afirmação e os novos desafios da investigação nas ciências da terra, da vida, da química e da física, e ainda das ciências sociais, nos pólos e nas comunidades circundantes, e fomentar a cooperação nacional com países estratégicos para parcerias no Ártico e na Antártida.

Estiveram reunidos na Universidade do Algarve investigadores, estudantes, professores do ensino básico e secundário, representantes de entidades oficiais e outros interessados para apresentar e discutir os resultados científicos do último ano, mas também para pensar as estruturas e logísticas nacionais e  identificar oportunidades científicas e colaborações. De entre o reputado painel de convidados internacionais, destacam-se o Prof. Doutor Hans-Otto Pörtner, que para além de liderar o painel de Sistemas do Oceano é igualmente membro nuclear da equipa do Relatório Síntese do Painel Intergovernamental em Alterações Climáticas (IPCC); o Prof. Doutor António Quesada Del Corral, coordenador  do Programa Polar Espanhol; e o Prof. Doutor Mark Mallory, especialista no Ártico Canadiano.

Paralelamente a esta iniciativa, decorreu na cantina do campus de Gambelas,uma exposição fotográfica intitulada "Nos limites da Ciência: a investigação portuguesa no Ártico e na Antártica", organizada pelo Instituto de Educação e Cidadania (IEC) e pela 5.ª Conferência Portuguesa de Ciências Polares.